Mensagem de Boas Vindas

Caros Colegas

Benvindos à página da Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI).


Após a experiência extraordinariamente satisfatória, para todos os envolvidos, na organização de seis edições da escola europeia de Medicina Interna (ESIM), eu, o Dr. João Sequeira e alguns dos jovens internistas, que tinham sido co-organizadores e/ou alunos nas referidas escolas, com o apoio expresso da Direcção da SPMI, decidimos replicar aquele modelo numa base Nacional.
Simultaneamente os Espanhóis iniciaram uma organização semelhante, também inspirada no nosso modelo, depois de cá terem estado como observadores diversas vezes.
Para incrementar o intercâmbio entre os dois Países, decidimos receber mutuamente 6 internos do Pais vizinho.
A experiência já começou em 2010 e foi extremamente gratificante.


Os Cursos da EVERMI têm temáticas teóricas sempre variadas, dentro da Medicina Interna, mas misturam palestras clássicas, com um ensino muito interactivo, encontros com o especialista, discussão de Casos Clínicos, Sessões Clínico Patológicas, workshops e incentivo à produção de documentos pelos alunos, com recomendações de diferentes assuntos, para os órgãos sociais da SPMI.

A EVERMI serve portanto para aprender, mas também para partilhar, para trabalhar, para opinar e fazer novas amizades que potenciem o capital humano futuro, que impulsionará a Medicina Interna para o lugar que indubitavelmente merece.

Não é por acaso que os Núcleos de Jovens Internistas por essa Europa fora nasceram, muitos deles, de amizades iniciadas nas ESIMs.

A EVERMI deixa uma marca em quem nela participa, mas também mais responsabilidade e uma lição: Não basta ser passivo na aprendizagem. Aprende-se mais quando há entrega. E a Medicina Interna Portuguesa necessita de uma enorme entrega dos seus pares para poder afirmar-se.

Posso resumir dizendo que na EVERMI se está a melhorar a qualidade clínica dos nossos Internistas, mas também a qualidade dos médicos enquanto seres humanos activos na Sociedade Portuguesa.

Por isso não fomentamos a competitividade entre os alunos, mas sim a entreajuda. Por isso não há prémios para o melhor de nada. O Prémio maior são as relações para o futuro que se criam na EVERMI.

Os alunos não tem que ser melhores do que mais ninguém, mas tem que sair da EVERMI melhores do que entraram.

Vêmo-la como uma escola criadora de elites, no melhor sentido do termo.

A ESIM já provou consegui-lo. A EVERMI tem todas as condições para vir a sê-lo.

Atrevam-se a vir à EVERMI!

António Martins Baptista
Presidente da SPMI
Director da EVERMI

SPMI - Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
desenvolvimento : b-online.pt